Tonho Crocco, Marcelo Delacroix e Eduardo Pitta gravaram com Parada o samba Respira, que entra nas plataformas em novembro e anuncia as novidades na carreira do artista.
Respira é uma celebração à vida, uma flor no meio do deserto deixado pela pandemia. Retrata com força e beleza os tempos históricos que vivemos nos dias de hoje.
Paulinho Parada reúne Tonho Crocco, Marcelo Delacroix e Eduardo Pitta para cantarem o samba ‘Respira’ (“eu canto, porque a vida vale a pena, pra enfrentar qualquer problema o melhor é ser feliz“), com sua mensagem de esperança. O single foi composto por Parada em parceria com Eduardo Pitta e fará parte do álbum de sambas inéditos homônimo, o quarto álbum de Parada, a ser lançado em 2022.
“Essa atmosfera foi possível pois, apesar de inúmeras perdas pessoais no meio da pandemia, tive minha primeira filha dia 02 de setembro, a Ana Júlia” conta o artista.
“O momento de gestação foi uma possibilidade criativa que motivou o despertar de muitas ideias em minha vida. A inspiração para compor sambas foi inconsciente e talvez tenha ocorrido pela impossibilidade de encontrar os amigos e colegas presencialmente em meio à pandemia, pois geralmente no samba temos uma roda cheia de pessoas, um convite ao encontro“, completa.
E é essa sensação que o compositor propõe despertar no público: que não estamos sozinhos, apesar de afastados temos esperança na cura e na humanidade. No refrão do samba os artistas entoam juntos “Eu canto e o meu corpo engrandece, minha alma transparece a razão do meu cantar“.
Soltar a voz é algo catártico, uma força interna que temos e que ultrapassa barreiras. “Respira” tem esse aspecto em diálogo com grandes referências da música popular brasileira.
Tonho Crocco é reconhecido nacionalmente por suas composições e teve forte impacto no público ao longo das últimas décadas com a banda Ultramen, criada nos anos 90, e com sua carreira solo. Marcelo Delacroix criou fortes conexões com a música produzida no Sul do Brasil, Argentina e Uruguai, entre eles Jorge Drexler e Vitor Ramil, participando do documentário “A linha fria do horizonte“.
Também é destacado artista e compositor e tem discos lançados. Eduardo Pitta tem carreira de sucesso e está às vésperas de lançar seu mais novo álbum Cartas ao Jogo. Teve relevância no samba e pagode nos anos 90 com a banda “Se ativa“, do qual fez parte.
Paulinho Parada vem construindo uma linda carreira. Doutorando em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou suas canções e pesquisas artísticas pelo Brasil e foi palestrar até no Conservatório Central de Pequim.
RESPIRA – lançamento do single de Paulinho Parada
Dia 02 de novembro nas plataformas digitais – pré-save: https://tratore.ffm.to/pp-respira
Mais informações nas redes do artista:
Facebook: https://www.facebook.com/paulinhoparadaoficial
Instagram: https://www.instagram.com/paulinhoparadamusico
Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação
Foto:
Anderson Vanzam