Concerto gratuito na Associação Leopoldina Juvenil receberá três solistas de canto lírico, vencedores do concurso promovido pela Agenda Lírica.
No Domingo Clássico de novembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta um concerto que valoriza a música vocal. Será apresentada uma cortina lírica, com a participação de três solistas premiados, com destacada carreira junto a orquestras de todo o país. O barítono Carlos Serapião e as sopranos Natália Hubner e Raquel Flores interpretarão árias de óperas de Mozart, Verdi, Puccini e Bizet.
Com regência de Tiago Flores, a apresentação será no domingo, dia 7 de novembro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. A capacidade de público é limitada a 350 lugares, respeitando as medidas de distanciamento e protocolos sanitários. O uso de máscara é obrigatório e será exigida carteira de vacinação comprovando, pelo menos, o recebimento da primeira dose. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube.
De Mozart, serão apresentadas as árias das óperas Lucio Silla, A Flauta Mágicae As Bodas de Figaro. De Verdi, o programa terá árias de Rigoletto, Don Carloe La Traviata. E ainda haverá a execução de O mio babbino caro, da ópera Gianni Schicchi, de Puccini; e a ária do “Toreador”, da ópera Carmen, de Bizet.
O Domingo Clássico de novembro é uma parceria entre a Orquestra de Câmara da Ulbrae Agenda Lírica – informativo para divulgação da música de concerto, criado há mais de 15 anos por Aury Hilario e hoje dirigida pelo Barítono Carlos Rodriguez – que promoveu o primeiro concurso online no ano de 2019. Carlos Serapião, Natália Hubner e Raquel Flores, solistas deste concerto, foram os vencedores do concurso.
SOBRE OS SOLISTAS:
CARLOS SERAPIÃO
O barítono Carlos Serapiãoconquistou em sua carreira os prêmios de MELHOR VOZ MASCULINA no VI Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos (Campinas/SP, 2013), 1º LUGAR no 14º Concurso Nacional Aldo Baldin (Florianópolis/SC, 2014) e 2º LUGAR no 1º CONCURSO ONLINE DE CANTO AGENDA LÍRICA (Porto Alegre/RS, 2019).
Foi também finalista do 17° Concurso OSPA para Jovens Solistas e Regentes (Porto Alegre/RS, 2011) e do X Concurso Nacional Villa Lobos (Vitória/ES, 2013). Em sua trajetória artística destacam-se diversas participações em Festivais de Música, montagens de ópera, concertos e recitais. Atualmente, estuda técnica vocal e repertório com o professor Carlos Rodriguez(Brasil/Holanda) e com o pianista José Francisco da Costa (Campinas/SP).
NATALIA HUBNER
Bacharel em canto lírico pela FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo); Pós-graduada em Canto e Expressão; Com experiência no cinema e no teatro. Entre 2018 e 2019 esteve em cartaz no teatro Renault em São Paulo interpretando “Carlotta Giudicelli” U/S e integrado o Ensamble no musical “O Fantasma da Ópera” como primeiro soprano. Interpretou vários papéis em óperas, oratórios e concertos.
No canto lírico já conquistou prêmios importantes – Vencedora da edição de 2019 do Concurso de Canto Lírico Carlos Gomes em Campinas-SP; Ganhadora do segundo prêmio no Concurso de Canto Lírico de Vinhedo-SP em 2018; Vencedora da X Edição do Concurso de Canto Nacional Villa Lobos-ES na categoria “Melhor Intérprete Capixaba” em 2013; Finalista no IX Concorso Internazionale di Canto Lirico “Matera Città dei Sassi” – Italia, 2020; e também no “Concorso Lirico Internazionale Città di Voghera Giulio Fregosi” – Italia, 2020; onde teve aulas de canto e interpretação com o maestro russo Eugenio Krizanovsky da Academia de Opera do Teatro Alla Scala. Participou também do Concurso Prelúdio realizado pela TV Cultura nas Edições de 2014 e 2016, sob direção musical do maestro Julio Medaglia.
RAQUEL FLORES
Natural de Porto Alegre, Raquel Flores é bacharela em música pela UFRGS. Atualmente Raquel canta em diversos lugares e eventos particulares em Porto Alegre, além de trabalhar com aulas de instrumentos musicais e técnica vocal.
Em 2018 foi solista com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Cantou também em Ribeirão Preto – SP, a convite do premiado compositor Flávio Oliveira, ao lado do barítono Carlos Rodriguez, seu atual preparador vocal. Em montagens de ópera, deu vida à personagem Vênus na ópera Die Schöne und getreue Ariadne, de Johann Conradi, à Suor Genovieffa, na ópera Suor Angélica de G. Puccini, à I Dama, em A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, além de cantar as principais canções e árias para soprano coloratura.
Em 2019 foi finalista no II Concurso Jovens Solistas, no Festival de Música de Gramado. Neste mesmo ano conquistou a primeira colocação no I Concurso Online de Canto Agenda Lírica. Também recebeu o prêmio Carla Maffioletti no I Concurso Internacional de Canto Linus Lerner
SERVIÇO
O que: ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – DOMINGO CLÁSSICO -NOVEMBRO 2021
Quando: Domingo (7/11) às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada franca – Capacidade 350 lugares, com distanciamento e respeitando protocolos sanitários. Será exigida carteira de vacinação comprovando, pelo menos, o recebimento de uma dose.O uso da máscara é obrigatório.
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra: @orquestradecamaradaulbra
PROGRAMA
W. A. MOZART
Overture – ópera ” Lucio Silla”
W. A. MOZART
“Parto, m’affretto” – ópera Lucio Silla
Solista: Raquel Flores (Soprano Coloratura)
W. A. MOZART
“Ach, ich fühl’s” – ópera A Flauta Mágica
Solista: Natalia Hubner (Soprano Lírico)
W. A. MOZART
“O zittre nicht, mein lieber Sohn” – ópera A Flauta Mágica
Solista: Raquel Flores (Soprano Coloratura)
W. A. MOZART
“Hai già vinta la causa” – ópera As Bodas de Figaro
Solista: Carlos Serapião (Barítono)
G. VERDI
“Caro nome” – ópera Rigoletto
Solista: Natalia Hubner (Soprano Lírico)
G. VERDI
“Per me giunto” – ópera Don Carlo
Solista: Carlos Serapião (Barítono)
G. PUCCINI
“O mio babbino caro” – ópera Gianni Schicchi
Solista: Natalia Hubner (Soprano Lírico)
G. BIZET
“Votre toast, je peux vous le rendre” (ária do “Toreador”) – ópera Carmen
Solista: Carlos Serapião (Barítono)
W. A. MOZART
“Der hölle Rache” (ária da “Rainha da Noite”) – ópera A Flauta Mágica
Solista: Raquel Flores (Soprano Coloratura)
G. VERDI
“Libiamo ne lieti calici” (Brindisi) – ópera La Traviata
Regência: Tiago Flores
O Domingo Clássico com Orquestra de Câmara da Ulbra é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação
Fotos:
Iasmin Di Giorgio e Carlos Macedo