As Feiras Gráficas têm o intuito de festejar as trajetórias e os encontros possíveis durante o projeto Lojas Africanas: Territórios de Afeto, em cada uma das cidades onde ocorreram os diálogos (Rio Grande, Pelotas, Novo Hamburgo, Osório e Porto Alegre)
As Feiras também tem como objetivo convidar as pessoas para que acessem os espaços dessas (virtualmente), no desejo de fruição, troca e aquisição das reproduções.
Serão cinco lives, abertas ao público, transmitidas via Instagram @lojas.africanas, na sexta-feira, dia 10/12, onde cinco artistas – um artista por live, cada qual de uma cidade participante – trocarão ideias a respeito do Evento e das impressões sobre os Territórios de Afeto, com o seu coordenador, Leandro Machado.
“É com o coração tomado de alegria que anunciamos o lançamento das Feiras Gráficas do projeto Lojas Africanas: Territórios de Afeto! Alegria por termos chegado até aqui coletivamente, aumentados de histórias e caminhos para compartilhar”, celebra Leandro.
Um número significativo dos artistas participantes do projeto integra as Feiras, o que permite um pequeno panorama das produções realizadas atualmente em cinco cidades por artistas afro-gaúchos e afro-brasileiros. Serão eles:
- Axel Vênus Lana (Osório), às 15h;
- Paula Liaroma (Pelotas), às 17h;
- Paulo Ferreira (Rio Grande), às 18h;
- Lia Braga (Porto Alegre), às 19h e
- Fernanda Oliveira (Novo Hamburgo), às 20h.
As obras expostas são um conjunto de trabalhos constituído por reproduções digitais obtidas a partir das técnicas de gravura, colagem digital, fotografia e outras. Embora o momento da Feira Gráfica – a exemplo de outras ações que constituem o projeto Lojas Africanas: Territórios de Afeto – tenha sua apresentação em ambiente virtual (com limitações inegáveis à experiência), ainda se imagina como possível de encontros, de trocas, de fruição e comercialização.
Instagram: https://www.instagram.com/lojas.africanas
Facebook: https://www.facebook.com/lojas.africanas
Assessoria de Imprensa:
Juliana Leal