A obra Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos, do artista mexicano Pedro Reyes, busca sonhadoras e sonhadores que queiram transformar seus sonhos em vídeos de até um minuto, utilizando a linguagem audiovisual que acharem mais interessante para isso
A equipe do projeto realizará encontros presenciais e virtuais mensais para as pessoas que queiram discutir suas ideias ou, ainda, necessitem de algum auxílio técnico para a criação do material. O primeira reunião online acontece na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, das 19h às 20h30.
Você lembra do seu último sonho? Uma pessoa que chega aos 72 anos passa mais de 23 deles dormindo, segundo o IBGE, ou seja, quase um terço da vida “inconsciente”. Mas é nessa inconsciência que vivem os sonhos. E é por sonhadores que a 13ª Bienal do Mercosul procura para o projeto Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos. De autoria do artista mexixano Pedro Reyes, o trabalho propõe a criação de uma coletânea de sonhos, ao convidar a comunidade a filmar e enviar suas memórias oníricas à Bienal.
A obra, que integra as atividades do projeto educativo do evento, parte de um dos três temas-chaves desta edição – Trauma, Sonho e Fuga – e busca sonhadoras e sonhadores que queiram transformar seus sonhos em vídeos de até um minuto, utilizando a linguagem audiovisual que acharem mais interessante para isso.
“As pessoas serão as narradoras e diretoras de seus próprios vídeos, onde também poderão atuar, animar, desenhar ou montar seu sonho da forma que quiserem”, explica Reyes.
O Projeto Educativo da Bienal oferecerá encontros online e oficinas presenciais para as pessoas que queiram discutir suas ideias ou, ainda, necessitem de algum auxílio técnico para a criação do material. Os vídeos selecionados serão divulgados nas redes sociais do projeto e integrarão um filme a ser exibido em um dos espaços expositivos da 13ª Bienal do Mercosul, que acontece entre setembro e novembro deste ano.
A inscrição pode ser feita no link https://docs.google.com.
Encontros
A equipe de Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos realizará encontros presenciais e virtuais mensais. As reuniões online serão às segundas-feiras, das 19h às 20h30, nos dias 9 de maio, 13 de junho, 11 de julho e 15 de agosto. Já os encontros presenciais ocorrem no sábado seguinte às virtuais, em instituições parceiras da Bienal, como a Casa de Cultura Mário Quintana e o Instituto Ling, entre outros a serem confirmados em breve.
Ações marcam a parceria do Projeto Educativo da 13ª Bienal do Mercosul e Instituto Ling
A parceria entre o Instituto Ling e o Projeto Educativo desta edição da Bienal do Mercosul não para por aí. Além do Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos, a instituição será palco de outras ações do projeto, como o Seminário Internacional Zonas de Contato, que acontecerá de junho a novembro, uma vez por mês, aos sábados, no salão multiuso. No auditório, os bastidores da Bienal serão debatidos na ação Conversas de Cozinha, em encontros mensais às quartas-feiras, também a partir de junho.
A 13ª Bienal do Mercosul é viabilizada pelas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master do Santander. Tem a Crown Embalagens como patrocinadora do programa educativo e patrocínio de Gerdau e Renner. A mostra conta com apoio de Banrisul, Instituto CCR, Grupo Lins Ferrão, Grupo Oleoplan, DLL, Lebes, Agibank e Dufrio. O apoio cultural é do Instituto Ling. Apoio Institucional de Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Memorial do Rio Grande do Sul, Fundação Iberê Camargo, Farol Santander e Instituto Caldeira. É uma realização da Fundação Bienal do Mercosul, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, e tem financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS.
Assessoria de imprensa da 13ª Bienal Mercosul
Faro Comunicação
Assessoria de imprensa do Instituto Ling
Jéssica Barcellos Comunicação