Entre os destaques do programa estão Adágio para cordas, de Samuel Barber e Adagio de Remo Giazotto, mais conhecido como Adagio de Tomaso Albinoni – peças popularmente conhecidas por terem sido trilhas de filmes. Concerto é neste domingo (5/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil
No Domingo Clássico de junho, a Orquestra de Câmara da Ulbra selecionou Adagios e Serenatas para compor o programa. O concerto ocorre neste domingo (5/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).
A entrada é franca, porém sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhosem bom estado para a campanha Juvenil Solidário, que apoia instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O concerto inicia com Adágio para cordas, op.11, a obra mais conhecida de Samuel Barber. É trilha conhecida em filmes, como Platoon(1986), drama de guerra dirigido por Oliver Stone.
Em seguida, a Orquestra executa Norturno,de Alexandre Borodin. O movimento é o que se destaca no Quarteto para Cordas nº 1, uma das obras mais notáveis do compositor.
A próxima música é Adágio em Sol Menor, obra de Remo Giazotto, baseada no manuscrito de Tomaso Albinoni. A música é bastante conhecida, tendo sido usada como música de filmes, como Gallipoli (1981), dirigido por Peter Weir; além de programas de televisão e anúncios. Esta peça contará com a participação de Eduardo Knob, ao órgão.
Em seguida, Serenata uma das obras mais publicadas do austríaco Franz Schubert, escrita em 1826. Para encerrar o concerto, Serenata para Cordas, Op. 22, de Antonin Dvorak – um dos principais nomes do período romântico e a figura mais representativa da composição tcheca.
SERVIÇO:
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
DOMINGO CLÁSSICO
Data: Domingo (5/6)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado.
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra: https://www.youtube.com/orquestradecamaradaulbra
PROGRAMA:
SAMUEL BARBER: Adágio para cordas, op.11
ALEXANDER BORODIN: Noturno
REMO GIAZOTTO: Baseado no manuscrito de Tomaso Albinoni (1671-1751): Adágio em Sol Menor | Participação: Eduardo Knob (Órgão)
FRANZ SCHUBERT: Serenata(orquestração Rodrigo Bustamante)
ANTONIN DVORAK: Serenata para cordas, Op. 22
REGÊNCIA: Tiago Flores
Os concertos da Orquestra de Câmara da Ulbra são realizações da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação
Fotos:
Eduardo Seidl