Os encontros especiais serão ministrados pelos professores e músicos Luiz Machado e Paulo Carvalho nos dias 17 de junho e 1º de julho, sábados, às 14h
A Oficina de Choro celebra o centenário do cavaquinista Waldir Azevedo (1923-1980) com duas aulas especiais dedicadas à vida e à obra do cavaquinista carioca, considerado um dos grandes gênios da música de choro. Os encontros, abertos a todos os públicos, acontecem nos dias 17 de junho e 1º de julho, sábados, às 14h, e serão ministrados por dois professores convidados: o fundador da Oficina de Choro, Luiz Machado, que trabalha com o ritmo há décadas, e o cavaquinista Paulo Carvalho, especialista na obra de Waldir Azevedo. A entrada é franca.
As aulas farão um resgate histórico do trabalho de Waldir Azevedo mostrando como o artista mudou a relação da música brasileira com o cavaquinho ao colocar o instrumento em primeiro plano em suas composições, elevando-o ao posto de solista em sucessos como Brasileirinho. Além dos estudos teóricos, os encontros contarão com uma parte prática: duas músicas compostas por Waldir, com arranjos inéditos feitos pelo professor Luiz Machado, serão tocadas pelo Bandão da Oficina.
A atividade é voltada para alunos ouvintes e também para músicos iniciantes e experientes que queiram levar seus instrumentos para participar. Os encontros são complementares, e os interessados podem optar por participar apenas de uma ou das duas aulas.
Sobre a Oficina de Choro
Iniciativa que tem como objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, o ensino da música de choro e o incentivo a novos compositores, a Oficina de Choro vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Estado, além de se destacar como um dos maiores projetos voltados ao ensino de choro no país. Desde 2019, conta com apoio do Instituto Ling, entidade que viabilizou a continuidade do projeto, acolhendo centenas de alunos que receberam formação musical em diferentes aulas abertas ao público.
A Oficina de Choro tem direção artística de Mathias Pinto, curadoria e produção da Branco Produções, patrocínio de Crown Embalagens, Kappersberg e Safira, com realização do Instituto Ling e da Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Oficina de Choro celebra o centenário de Waldir Azevedo
Com os professores e músicos Luiz Machado e Paulo Carvalho
Dias 17 de junho e 1º de julho
Sábados, às 14h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.
Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Crédito da foto:
Tiago Puerari