Ícone do site Pics Música e Cultura

Tata apresenta “Axêro” no Teatro Oficina Olga Reverbel no dia 24 de julho

Pics Música e Cultura | Tata apresenta
Crédito: Josiane Franken

Obra cênica com direção de Maria Falkembach e protagonizado por Gessi Könzgen e Jão Cruz integra a Temporada Atos e Cena do RS

PUBLICIDADE

Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher recebe no próximo dia 24 de julhoquarta-feira, às 19h, o espetáculo Axêro. A obra cênica do grupo Tatá, com direção de Maria Falkembach e texto de Gessi Könzgen, é idealizado por Gessi Könzgen e Jão Cruz. A obra trata da força, da fé, da dor e da superação do preconceito racial no cotidiano de Pelotas. Axêro revê a história da cidade e dá lugar às personagens negras e à cultura milenar africana atualizada por seus corpos, trabalho e rituais.

Axêro foi contemplado pelo “Edital Sedac 03/2024 – Atos e Cenas do RS, Regulamento para Espetáculos de Artes Cênicas no Teatro Oficina Olga Reverbel“, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Teatro São Pedro (FTSP), com o apoio do Sesc/RS. Os ingressos já estão à venda (confira o “Serviço”).

Gessi e Jão performam a si mesmos e também se transmutam e, assim, louvam antepassados. Denunciam a história glamorosa e o cotidiano dessa cidade (no sul do sul do Brasil), forjada pelo racismo e pelo trabalho escravizado. Seus corpos e vozes não deixam dúvida: Pelotas é preta!!!

PUBLICIDADE

Axêro nasceu de sonhos-utopia, da necessidade de comunicar com imagens o que guardamos uma vida inteira: a dor física e psíquica produzida pelo racismo cotidiano”, declara Maria Falkembach. – Colocar uma mulher negra e um homem negro como protagonistas da história de Pelotas foi a ação que orientou o trabalho desde o princípio, complementa. Axêro busca expor o racismo estrutural encravado na história da cidade, para contribuir com transformações e o empoderamento da juventude negra pelotense.

Em 2020, a pandemia interrompeu a estreia de Axêro e provocou a criação de uma versão em filme, que estreou em 2022. Em outubro de 2023, o coletivo recebeu o Prêmio Pretas Potências – Artes Cênicas – pelo desenvolvimento desse trabalho. Foi o estímulo que faltava para retomar os ensaios da obra presencial e realizar sua temporada de estreia em Pelotas, em novembro do mesmo ano. Agora, é a vez da Capital gaúcha prestigiar a produção pelotense!

Sobre o grupo Tatá
O grupo Tatá foi criado em 2009, sob coordenação da artista e professora Maria Falkembach, como um espaço de criação cênica para alunos dos cursos de Dança e Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Suas obras anteriores marcaram a cena artística de Pelotas e região: “Tatá Dança Simões” (2010), “Terra de Muitos Chegares” (2013), e “Quando Você me Toca” (2018). Em 2020, o grupo criou seu primeiro videodança: “Endless – ou esqueci de lembrar”. Em 2022 lançou a obra “Quando Você me Toca – versão em vídeo” e “Axêro – o filme”, adaptação da obra cênica Axêro para a linguagem audiovisual.

Ficha Técnica
Direção: Maria Falkembach
Texto: Gessi Könzgen
Dramaturgia: Maria Falkembach e Gessi Könzgen
Elenco: Gessi Könzgen e João Cruz
Preparação Corporal: Manoel Lutthiery e Cleyce Colins
Cenografia: Mauricio Ploenals
Figurino: Taís Prestes
Trilha sonora: grupo Tatá e Álvaro Rosacosta
Canções: Gessi Konzgen
Produção da trilha sonora: Leandro Maia e Álvaro Rosacosta
Desing de luz: João Cruz
Maquiagem: Ludmila Coutinho
Design de identidade visual: Valder Valeirão
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Produção: Bruna Oliveira

Axêro

SERVIÇO:
Tatá apresenta AXÊRO
24 de julho de 2924, segunda-feira, 19h
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher
Pralça da Matriz, s/nº. Centro Histórico de Porto Alegre-RS
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos à venda no site e na bilhetera do TSP ao preço de R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada)
Garanta seu ingresso: https://forms.gle/9s8Nc7ihaADhxVNM7
Realização: IEACEN, Fundação Theatro São Pedro e SESC -RS
Apoio: Centro de Artes – UFPEL
Contato: (53) 98437-6773

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Sair da versão mobile