Sessões do documentário que aborda a ansiedade serão apresentadas em abrigos de refugiados climáticos em Porto Alegre
As enchentes no Rio Grande do Sul geraram muitas perdas. Passados quase dois meses do início das torrenciais chuvas, ainda há famílias que, somente agora, puderam rever suas casas e ter real dimensão dos estragos. Muitas delas perderam tudo.
Buscando mitigar o sofrimento por que passam os refugiados climáticos, que ainda estão alojados em abrigos, o produtor audiovisual Jeferson Mundel, diretor da Imagem Sonora Filmes, e o consultor de bem-estar organizacional Felipe Goettems, programaram exibições do documentário “Vida Mais Leve” em abrigos de Porto Alegre e na Região Metropolitana. A primeira ação irá ocorrer no Centro Olímpico de Canoas, na próxima quinta-feira, dia 18, às 20h, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas. Após a sessão, Felipe Goettems conduz uma roda de conversa para aprofundar o tema e as percepções do público. Outras exibições estão previstas e serão divulgadas nos próximos dias.
Sobre o filme “Vida Mais Leve”
Em 2023, a imagem Sonora lançou o filme “Vida Mais Leve” que trata, justamente, da ansiedade e da depressão, suas origens, processos e consequências. Goettems entrevistou psicólogos, psiquiatras, especialistas em autoajuda, além de um palhaço (Marcio Libar), um surfista (Carlos Burle) e um poeta (Fabrício Carpinejar). O documentário trata das mais recentes descobertas sobre o tema, mas também fala de atitudes simples no dia a dia que podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais leve.
“Assimilar esta nova realidade e reiniciar a vida é um desafio muito grande para quem, muitas vezes, já estava em uma condição de dificuldade financeira”, observa o diretor Jeferson Mundel. “Os impactos emocionais nem sempre são imediatos e nem tem prazo para cessar”, ressalta o diretor.
“Vislumbramos nestas sessões de cinema uma forma de proporcionar um afago, um momento para acalmar as pessoas em meio ao flagelo. Mais do que entretenimento, idealizamos um momento de cura, de reflexão e de apoio mútuo”, ressalta Mundel.
Segundo Felipe Goettems, idealizador do projeto, os sintomas de ansiedade e depressão estão próximos de todos os gaúchos que, de uma maneira ou outra, estão sendo afetados por esta catástrofe. “E é exatamente neste momento que as pessoas que foram mais atingidas precisam de apoio emocional, além de ajuda financeira”, constata.
A ação está sendo patrocinada pela Imagem Sonora Filmes e é produzida em parceria com BE – Bem Estar Instituto, Silvia Abreu Comunicação Integrada de Marketing, Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (FASC) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas.
Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu