Ícone do site Pics Música e Cultura

Músico Carlos Hahn lança single em homenagem a Fughetti Luz

Crédito: Edilson Costa

Canção inédita tem participação de artistas como Rafael Malenotti, “King Jim” e Gustavo Telles

O músico Carlos Hahn lança o single “Prosseguir”, no dia 26 de julho (sexta-feira), às 20h, com show no Espaço Cultural Maria Maria (Rua Fernando Machado, número 464, Centro Histórico), em Porto Alegre.

Com produção de Luciano Albo, a canção foi composta em homenagem a Fughetti Luz, ícone do rock gaúcho falecido em abril de 2023, aos 76 anos. A filha de Fughetti, Shanti Luz, ficou emocionada com o resultado. “Gosto muito da canção e identifico meu pai em pessoa e artista na letra e na melodia. É uma espécie de ode ao que ele pregava e espalhava por aí”, resume. Na mesma data do show, dia 26, a música estará disponível nas principais plataformas de streaming.

Participações especiais
Segundo single de divulgação do álbum “Luminosa Desilusão”, com lançamento previsto para o final de 2024, “Prosseguir” conta com participações especiais de Ricardo “King Jim” Cordeiro (voz e sax), Rafael Malenotti (voz), Gustavo Telles (voz e bateria), Luciano Albo (guitarras e baixo), Murilo Moura (teclados), Pedro Hahn (percussão), além do próprio Carlos Hahn (vozes e violões).

Rafael Malenotti considera a canção um tributo que condiz com o legado de Fughetti. “O Carlos foi muito feliz em encontrar as palavras certas, e a sonoridade fiel nessa canção, para fazer uma linda homenagem a um dos pilares do nosso rock brasileiro. Fughetti abriu o caminho a facão nos anos 1960, e por essa estrada, agora já pavimentada, trafegamos felizes e realizados para sempre”, comenta Rafael Malenotti.

De acordo com Carlos Hahn, a intenção foi reunir, na gravação da música, representantes das décadas de 1980, 1990 e 2000 para render tributo ao pioneiro do rock gaúcho dos anos 1960 e 1970. “O título da canção remete ao famoso refrão ‘Tudo em riba, é só prosseguir’ e toda a letra foi inspirada na filosofia de vida cantada pelo Fughetti ao longo da sua obra”, afirma o compositor.

Show de lançamento
No show de lançamento, Carlos estará acompanhado dos seus filhos Lucas Caiã (teclados) e João Pedro (baixo e vocais), além do percussionista Rolando Borges. ⁠Shanti Luz destaca a formação criada para o evento de lançamento do single. “A ideia do pai e dos filhos no palco é linda. Poesia pura. Meu pai com certeza ficaria emocionado com essa belíssima homenagem; ele tinha muito apreço e respeito pelas mensagens sendo levadas adiante pelas novas gerações”.

No repertório da apresentação de Carlos Hahn, canções do seu álbum de estreia, “Auroras na Barriga”, do compositor homenageado e de outros mestres da música brasileira. O show tem entrada franca para o público, com contribuições espontâneas destinadas ao Quilombo Fidelix, comunidade localizada na Cidade Baixa, um dos bairros atingidos pela enchente de maio.

Continua após a publicidade

O evento integra as comemorações dos 20 anos do Coletivo Catarse, cooperativa de comunicação que, junto ao Espaço Cultural Maria Maria e outras entidades, constitui a Comuna do Arvoredo, onde são realizadas atividades ligadas à agroecologia, bioconstrução, artes e antifascismo.

Carlos Hahn
Entre 1997 e 2003, lançou três CDs-demo e atuou na cena alternativa de Porto Alegre, com a banda O Badulaque e em carreira solo. Após, dedicou-se ao jornalismo e à criação dos filhos. A partir de 2017, radicado na Serra gaúcha, lançou o single “Ocupa meu coração“, sobre as ocupações realizadas durante o desgoverno Temer, e o EP bilíngue “Dos Paralelos“, em português e espanhol. Em 2020, lançou o single “Bugiganga” e o EP “Trilogia do Golpe“. Em 2021, lançou seu primeiro álbum oficial, “Auroras na Barriga“, com produção artística de Luciano Albo (ex-Cascavelletes) e produção executiva de Gustavo Telles (ex-Pata de Elefante). Atualmente, grava seu segundo álbum, “Luminosa Desilusão“, também com produção de Albo e Telles. Como escritor, publicou os livros “Cristais Colhidos na Névoa” (poesia), em 2019, e “Memórias de um Amor Realista Fantástico” (novela), em 2023.

Confira a letra da canção em homenagem a Fughetti Luz:
PROSSEGUIR
Desencana, leva tua vida à nascente
Bebe dessa vertente
No vento que vem embalar


Desinventa, senão a cabeça desanda
Pelos líricos caminhos da aurora
Outrora num beijo da lua tremeu de calor


Prossegue antes que a pulsão sossegue

Desenvolve o grito cego sem testemunha
No sopé do morro, na bruma
Em paz desvenda os mitos da solidão
Um coro todo nosso ouço desde as lendas


Balanço o vento nos galhos da história
Consagrada a memória, rumo ao sol
A humanidade prosseguiu

Prossegue antes que a pulsão sossegue

SERVIÇO:
O que: Show de lançamento do single Prosseguir
Data: 26/07 (sexta-feira), às 20h
Local: Espaço Cultural Maria Maria (rua Fernando Machado, 464 – Centro Histórico), Porto Alegre
Entrada: gratuita (contribuições espontâneas destinadas ao Quilombo Fidelix)

Contatos Carlos Hahn:
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/carloshahn82
Instagram: @carloshahn74
Facebook: https://www.facebook.com/horafelizdohahn

Informações para a Imprensa:
Flávia Cunha

Sair da versão mobile