Participam da noite especial mais de 90 cantores dos grupos musicais Expresso 25, Femina Vox, Coro Masculino e Upita!, interpretando canções da música brasileira e alemã
Espaço que fomenta a cultura teuto-brasileira em Porto Alegre, o Centro Cultural 25 de Julho realiza neste domingo, dia 28 de julho, às 18h, um evento especial para celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã com muita música. Como tradição herdada dos germânicos, a instituição reúne mais de 90 cantores, integrantes de quatro grupos corais do qual é sede, para prestar uma homenagem aos seus antepassados através do canto. Participam o Expresso 25, regido por Pablo Trindade; o Coro Masculino, regido por Igor Ruschel; o Femina Vox25, regido por Luciano Lunkes; e o Upita!, coro infantil e infantojuvenil regido por Fernanda Nóvoa. A entrada é franca, mas o público pode levar um prato de doces ou salgados para compartilhar ao final das apresentações.
Cada grupo apresentará parte de seu repertório, além de uma seleção especial de músicas em alemão. O grupo Femina Vox, que tem como preparadora vocal a cantora e atriz Regina Schaumlöffel, e o Expresso 25, referência na interpretação coral da música popular brasileira, mostrarão músicas extraídas do acervo dos grandes compositores do nosso país. Já o Coro Masculino 25 de Julho, com 74 anos de atuação e homens de todas as idades, cantará temas que vão do repertório mais tradicional ao atual, enquanto o Upita! destacará o talento de seus cantores em formação com músicas de várias partes do Brasil e do mundo.
Sobre o Centro Cultural 25 de Julho
Nomeado em referência e reverência a 25 de julho de 1824, considerada a data oficial de chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo gaúcho, a instituição surgiu em agosto de 1951, inicialmente em uma primeira sede alugada na avenida Cristóvão Colombo. Pouco tempo depois, em 1960, inaugurou sua casa própria, construída em terreno adquirido da chácara da família Petersen, onde a instituição permanece até hoje, na Rua Germano Petersen Júnior, 250, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.
O projeto teve apoio inicial, entre outros, de todos os filhos de A. J. Renner, inclusive o próprio, além de muitos empresários, políticos, intelectuais, padres e pastores, todos de origem alemã. O envolvimento das empresas Renner na capital com os migrantes provenientes do interior já vinha acontecendo há mais tempo: um grupo de homens vinha se reunindo no refeitório da Fábrica Renner e também na Igreja da Paz, com apoio do Pastor Schlieper, para resgatar o antigo e outrora silenciado Sängerbund Eintracht que, com a fundação do centro cultural, se transformou no Coro Masculino 25 de Julho, que existe até hoje.
Além do coro masculino, a instituição mantém atualmente outro grupos culturais em atividade, que surgiram ao longo das últimas sete décadas: o grupo vocal Expresso 25, o grupo de canto feminino Femina Vox 25, o Grupo de Amizade Flamboyant, o grupo de danças folclóricas Tanz Mit Uns, o grupo vocal Upa!, e o projeto Gira-Arte, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece à comunidade diferentes modalidades artísticas para formação de crianças e jovens, incluindo instrumentos, artes visuais e teatro de bonecos, com concessão de bolsas de estudo gratuitas para alunos das escolas públicas vizinhas.
SERVIÇO
Corais do 25 celebram o Bicentenário
Com participação do Upita!, regido por Fernanda Nóvoa; o Coro Masculino regido por Igor Ruschel; o Femina Vox 25, regido por Luciano Lunkes; e o Expresso 25, regido por Pablo Trindade
Dia 28 de julho, domingo, às 18h
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)
Entrada franca (com sugestão de que se leve um prato de doces ou salgados para compartilhar em grupo ao final das apresentações)
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Aços Favorit e STIHL
Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Ministério da Cultura, Governo Federal
Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação