Ícone do site Pics Música e Cultura

Maratona cultural marca o encerramento do Festival Movimenta Cena Sul neste sábado (27), no Multipalco Eva Sopher

Crédito: João Mattos

Último dia do evento terá programação especial das 11h às 19h, com sessões de três espetáculos de teatro e dança, feira multicultural, apresentação do Carnaval fora de época do bloco Turucutá, discotecagem de Nanni Rios, além de intervenções artísticas realizadas por quatro artistas circenses

Evento que tem lotado as plateias do complexo cultural Theatro São Pedro e Multipalco desde o último dia 19, o Festival Movimenta Cena Sul termina neste sábado, dia 27 de julho, com uma maratona cultural para o público aproveitar gratuitamente. A festa de encerramento inicia às 11h com o bloco Turucutá apresentando seu Carnaval fora de época, com uma batucada coletiva na Praça Multipalco. Na sequência, das 12h40 às 15h, o espaço receberá discotecagem da DJ Nanni Rios, antes do espetáculo de rua Zaze-Zaze: Uma Festa para Vavó, da Usina do Trabalho do Ator, tomar conta do local para mostrar o arquétipo da mulher negra brasileira, que carrega consigo uma história de vida rica em experiências e desafios.

Durante todo o dia, até às 18h, quem passar pela praça também poderá conferir uma edição especial da feira multicultural Poa Criativa, projeto que reúne marcas autorais, de moda sustentável e produtos criativos, incluindo comidinhas e bebidinhas e uma área kids para as famílias. Haverá ainda intervenções artísticas realizadas por quatro performers circensesDominique Martins com bambolê e acroduo, André Tuiga dando vida a um palhaço, Carlo Goidanich com claves e acroduo, e Ana Martins com malabares de fitas.

A programação será finalizada com dois espetáculos de dança. Às 17h, a Concha Acústica será palco da montagem Cotidiano Urbano, que destaca momentos da trajetória do Restinga Crew, grupo que nasceu na periferia de Porto Alegre e que apresenta coreografias que unem dança de rua com elementos lúdicos e teatrais para mostrar a realidade dos dias na comunidade. Depois, às 19h, o Teatro Oficina Olga Reverbel receberá uma sessão de Persona, da Ânima Cia de Dança. O espetáculo apresenta Autoimagem Macho Homem Frágil, as duas últimas obras dirigidas por Eva Schul, com os intérpretes recebendo o público carregando espelhos, que também estão pendurados em diferentes locais do palco.

A entrada é franca para todas as programações. Para o espetáculo Persona, haverá distribuição limitada de senhas, por ordem de chegada, a partir de 30 minutos antes do início da apresentação.

O Festival Movimenta Cena Sul é uma ação emergencial anunciada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), para apoiar trabalhadores de artes cênicas afetados direta ou indiretamente pelas enchentes. A programação, que contou com nove dias ininterruptos, destaca importantes montagens produzidas em sete cidades do Rio Grande do Sul, incluindo espetáculos premiados e com extensa trajetória, assim como produções mais recentes, todos escolhidos por uma criteriosa curadoria, após avaliação de mais de 150 inscritos.

Foram 15 produções selecionadas através de uma chamada pública, utilizando critérios como consistência da concepção artística, criatividade e inovação, assim como a trajetória da equipe do espetáculo e a realização de ações afirmativas com inclusão e protagonismo de grupos sociais sub-representados. Participaram da curadoria representantes do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP), além de seis profissionais da cidade civil com atuação na área: lda Celina, Zé Adão Barbosa, Rafael de Moura, Pedro de Camillis, Natália Dornelles e Silvia Maciell.

Antes de todas as apresentações, o público tem sido recepcionado por performances especiais realizadas por 27 artistas circenses selecionados pela curadoria do IEACEN. Além dos espetáculos, o evento emergencial ainda contempla quatro oficinas virtuais, destinadas a 160 profissionais de arte cênicas, assim como a seleção de 30 intervenções artísticas que serão realizadas nos municípios do Estado entre os dias 16 de agosto e 1º de dezembro. Com todos esses desdobramentos, o projeto prevê oportunidades para cerca de 300 trabalhadores do setor, além de impactar mais de 10 mil espectadores pelo território gaúcho.

Continua após a publicidade

O evento tem realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), apoio da Fundação Theatro São Pedro (FTSP) e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN) – instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), apoio cultural da Associação de Produtores de Teatro do Brasil (APTR) e SP Escola de Teatro, e patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

SERVIÇO
Festival Movimenta Cena Sul
Festa de encerramento
Dia 27 de julho, sábado
Em diferentes espaços do Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

PROGRAMAÇÃO
Das 11h às 18h – Feira multicultural Poa Criativa, na Praça Multipalco
Das 11h às 12h30 – Batucada coletiva independente do bloco Turucutá, na Praça Multipalco
Das 12h40 às 15h – Discotecagem com DJ Nanni Rios,  na Praça Multipalco
15h – Espetáculo Zaze-Zaze: Uma Festa para Vavó, da Usina do Trabalho do Ator, na Praça Multipalco
17h – Espetáculo Cotidiano Urbano, do Restinga Crew, na Concha Acústica
19h – Espetáculo Persona, da Ânima Cia de Dança, no Teatro Oficina Olga Reverbel
Os espetáculos têm tradução em Libras

Ingressos
A entrada é franca para todas as programações. Para o espetáculo Persona, haverá distribuição limitada de senhas, sem custo e por ordem de chegada, a partir de 30 minutos antes do início da apresentação.

Mais informações em www.theatrosaopedro.rs.gov.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Sair da versão mobile