Profissionais regionais receberão o Troféu Leonardo Machado e Prêmios Iecine no Festival de Gramado
A Secretaria da Cultura do RS (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), anuncia homenagens a grandes nomes do audiovisual gaúcho durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. Na noite do dia 16 de agosto, sexta-feira, serão entregues o Troféu Leonardo Machado e os Prêmios Iecine, nas categorias Legado, Inovação e Destaque, durante a cerimônia de premiação dos longas gaúchos em competição nesta edição.
Além do troféu, os homenageados recebem valores em dinheiro. O Prêmio Leonardo Machado corresponde ao valor de 15 mil reais, enquanto os Prêmios Iecine (Legado, Inovação e Destaque) correspondem a 30 mil reais, divididos igualmente entre os profissionais destacados.
Os nomes deste ano foram escolhidos por uma comissão composta pelos jornalistas Alice Urbim, Renato Dornelles e Ivonete Pinto. O Troféu Leonardo Machado, que leva o nome do ator e apresentador, premia um ator, atriz ou técnico gaúcho, com base na contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do Estado. Nesta edição, o prêmio será entregue ao porto-alegrense Nelson Diniz.
Com mais de 60 trabalhos desde os anos 1980, Diniz é conhecido pelos filmes “Anahy de Las Missiones”, “Netto Perde a Sua Alma”, “Em teu nome”, “Casa Vazia” e muitos outros. Segundo a comissão avaliadora, o ator recebe o troféu “por sua imensa contribuição ao cinema brasileiro, principalmente ao gaúcho”, e “por seu dom camaleônico por excelência”.
Pela primeira vez, os Prêmios Iecine serão divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. Criada em 2021, a premiação é dedicada a personalidades do cinema gaúcho, profissionais, entidades e ações que contribuíram para a história e o fazer audiovisual no Rio Grande do Sul.
O Prêmio Inovação será entregue a Aletéia Selonk (“Uma Carta para Papai Noel“), sócia-diretora e produtora executiva da da Okna Produções, por sua generosidade, e seu incentivo ao mercado audiovisual gaúcho, formação de novos profissionais e incentivo aos talentos femininos do Estado.
Já Alexandre Mattos, fundador da Moviola Filmes e membro do coletivo gaúcho Macumba Lab, formado por profissionais negros, recebe o Prêmio Destaque. O reconhecimento será entregue por sua contribuição no “avanço das políticas públicas” e “valorização da diversidade e inclusão na cultura do Rio Grande do Sul”.
O diretor, produtor e animador José Maia (“As Aventuras do Avião Vermelho“) receberá o Prêmio Legado, pelo trabalho que “alia técnica e imaginação” e “por sua trajetória ímpar no desenvolvimento do cinema de animação no Rio Grande do Sul, desde a década de 1970”.
Assessoria de Imprensa:
Isidoro B. Guggiana