Ícone do site Pics Música e Cultura

Inscrições para as atividades formativas da 3ª edição do Festival Porongos – Concertos Descentralizados já estão abertas na Capital gaúcha

Pics Música e Cultura | Inscrições para as atividades formativas da 3ª edição do Festival Porongos - Concertos Descentralizados já estão abertas na Capital gaúcha
Crédito: Lisiane Cohen

Projeto criado para impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil terá início no dia 20 de setembro, com uma oficina focalizando a força da mulher periférica

PUBLICIDADE

As inscrições para a primeira oficina do projeto “3a edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados” já estão abertas de forma gratuita pelo link https://forms.gle/CcxU9yS9tKedcT7T9. A atividade irá ocorrer no dia 20 de setembro, sábado, das 10h às 17h, na Associação de Moradores da Cefer 2 – AMC2, Bairro Cefer 2, em Porto Alegre. Intitulada “A Força da Mulher Periférica”, a capacitação terá a condução da artista e socióloga Nina Fola (Coletivo Atinuké) e da multiartista Mayura Matos.

Iniciativa criada em 2018 por jovens empreendedores gaúchos para impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil, o Festival Porongos chega a sua terceira edição, amplificando sua atuação junto às comunidades periféricas de Porto Alegre. Com o objetivo de fomentar redes de artistas negros da indústria cultural local e democratizar o acesso às artes e à cultura, o projeto intitulado “3a edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados” engloba a realização do Festival de Música Negra, que irá ocorrer no dia 20 de novembro próximo, e uma série de atividades formativas, que irão beneficiar, especialmente, moradores da Zona Leste de Porto Alegre, a partir deste mês.

A realização do projeto conta com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo.

PUBLICIDADE

A Oficina
Entre poesias, crônicas e textos de mulheres racializadas e periféricas, permeadas por músicas do cancioneiro popular, a socióloga e cantora Nina Fola e a produtora Mayura Matos irão oportunizar o olhar particular e interno num espaço seguro constituído entre mulheres. O objetivo da oficina “A Força da Mulher Periférica” é acolher mulheres periféricas, trabalhadoras, que estão distantes dos espaços de autocuidado, proporcionando-lhes momentos de escuta e fala sobre questões cotidianas. Segundo as ministrantes, o que importa nesta proposta, que irá envolver técnicas de movimentos, sons e falas – ferramentas poéticas e artísticas sobre o cotidiano – é a oportunidade de reflexão, acolhimento, cuidado e fortalecimento de e entre mulheres.

As atividades formativas cumprem um papel estratégico na estrutura do Festival Porongos, na medida em que aproximam a audiência de conteúdos relevantes no âmbito da Cultura e da Economia Criativa, ao mesmo tempo em que direcionam vocações e definem trajetórias”, destaca Thaise Machado, um das idealizadoras e coordenadora do projeto. Este é o caso das jovens agentes culturais, Mayura Matos e Pablita, que, em 2021, fizeram parte da Aceleradora Cultural Lanceiros Negros (um espaço de acolhimento e capacitação de 20 agentes culturais negros e lgbtqiap+, por meio de edital), e, atualmente, integram a equipe do Festival como contratadas.

Sobre as facilitadoras
Nina Fola é cantora, compositora, produtora cultural, socióloga, consultora em diversidade e inclusão e doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Seu trabalho musical pode ser visto no Coletivo Afroentes e o intelectual no Coletivo Atinúké. Mulher negra, nascida e criada nas rodas de batuque, de samba e de capoeira, é desse manancial cultural, na experiência vivida corporalmente, que Nina Fọla transmite e compartilha o seu trabalho.

Mayura Matos é multiartista, contadora de histórias afrocentradas, mulherista africana e graduanda em Teatro – Licenciatura (Ufrgs). Iniciou sua carreira profissional na Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, onde fez sua formação e atuou por 11 anos junto ao grupo. Contemplada pela 3ª edição do Prêmio Palmares de Arte (2023), sua pesquisa é voltada para as relações étnicorraciais e a Lei 10.639 no ensino do teatro, assim como questões voltadas à autoestima das pessoas pretas a partir das artes cênicas, no campo da arte-educação.

SERVIÇO:
O que: “A Força da Mulher Periférica”. Capacitação conduzida pela artista e socióloga Nina Fola (Coletivo Atinuké) e da multiartista Mayura Matos, atividade integrante da “3a edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados”.

Quando: Dia 20 de setembro de 2024, sábado, das 10h às 17h.
Onde: Associação de Moradores da Cefer 2 – AMC2, Bairro Cefer 2 | Rua 1, 182, Jardim Carvalho, Porto Alegre-RS
Quanto: Gratuito
Recomendação etária: +18

Canais de comunicação do 3º Festival Porongos:
Instagram: https://www.instagram.com/festivalporongos
Email: festivalporongos@gmail.com

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Sair da versão mobile