Na atividade, que acontece nos dias 10, 17 e 24 de setembro, o historiador mostrará como a escultura, a arquitetura e a pintura serviram como meio de transmissão da espiritualidade jesuíta destinada aos grupos de Guaranis e o contexto desse legado. As inscrições já estão esgotadas, mas, em breve, o centro cultural anunciará novas programações relacionadas à temática
Pesquisador e historiador que tem se dedicado a estudar a imaginária missioneira e a iconografia das devoções jesuítas, Flávio Gil estará no Instituto Ling nos dias 10, 17 e 24 de setembro, sempre nas terças-feiras, às 19h, para ministrar o curso Missões Guarani-Jesuíticas: Arte, Cultura e História. Nos três encontros, o professor resgatará o histórico da cultura híbrida que surgiu da relação entre os jesuítas europeus e os povos nativos das Américas nas Missões, também conhecidas como “reduções“.
Partindo do estudo da arte missioneira, a atividade discutirá o contexto cultural desse legado e as formas representadas nessas comunidades durante o período colonial na província jesuítica do Paraguai, que compreendia também os territórios de Brasil, Bolívia e Argentina. Gil mostrará como a escultura, a arquitetura e a pintura serviram como meio de transmissão da espiritualidade jesuíta destinada aos grupos de Guaranis, que assimilaram e se apropriaram dessas linguagens, partindo do contexto histórico da Europa do século XVI até a supressão da ordem da Companhia de Jesus.
As inscrições para o curso já estão esgotadas. Em breve, serão anunciadas, no site do Instituto Ling, novas atividades relacionadas às Missões Guarani-Jesuíticas, como uma programação especial prevista para o mês de outubro que combina história e cinema.
O curso faz parte do programa Ling Escola, que oferece cursos livres em diferentes áreas do saber, abertos a todos os interessados. O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac 233474 e apresenta condições especiais para democratização de acesso e também inclusão de pessoas com deficiências específicas, com intérprete de Libras, sempre que entre os inscritos estiver presente uma pessoa com deficiência auditiva. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Mais sobre o ministrante
Flávio Gil é pesquisador, com doutorado em História Cultural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), ênfase em História da Arte e da Arquitetura. Possui mestrado em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Porto Alegre, pelo segmento de Patrimônio Histórico, e sócio benemérito da Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul, pela contribuição ao patrimônio do Estado e à instituição. Como pesquisador, desenvolve seu trabalho em torno dos tópicos: Imaginária Missioneira; usos e funções da escultura religiosa no período colonial; Iconografia das Devoções Jesuítas; e Missões na província do Paraguai.
SERVIÇO:
Curso Missões Guarani-Jesuíticas: Arte, Cultura e História
Com o pesquisador e historiador Flávio GilDias 10, 17 e 24 de setembro, terças-feiras, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Inscrições esgotadas
Programa do curso:
Dia 10/9 – Aula 1 – O Barroco militante e triunfante. A Europa do século XVI. A Reforma protestante e católica. O surgimento de novas ordens religiosas.
Dia 17/9 – Aula 2 – A Companhia de Jesus. Os fundadores da Ordem. Os Exercícios Espirituais. A expansão através dos colégios. As Missões do além-mar.
Dia 24/9 – Aula 3 – As Missões Guarani-Jesuíticas. As Missões Franciscanas no Paraguai. Os grupos guaranis. O ataque dos bandeirantes. A guerra guaranítica. A expulsão dos jesuítas e a supressão da Ordem.
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação