Ícone do site Pics Música e Cultura

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários Zaffari Primavera

Crédito: Vitoria Proença

Concertos Comunitários Zaffari Primavera, domingo (22), às 18h, no Teatro do Bourbon Country

O início da primavera de 2024 será marcado por um espetáculo emocionante! Tocando grandes clássicos da música de concerto, a ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO, sob regência do maestro EVANDRO MATTÉ, e os solistas convidados ELISA MACHADO (soprano) e DANIEL GERMANO (barítono) apresentarão árias e duetos clássicos da história da música de concerto.

No programa, obras de Bizet, George Gershwin, Franz Lèhar, entre outros. O Concerto de Primavera acontece no próximo domingo (22), às 18h, no Teatro do Bourbon Country.

O acesso ao espetáculo é gratuito e limitado à capacidade de público do teatro. Cada pessoa pode retirar 2 ingressos por CPF em um dos seguintes pontos: Zaffari Higienópolis, Hipermercados Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil, Bourbon Wallig e bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

A iniciativa dos concertos comunitários Zaffari existe desde 1987. A Companhia Zaffari oferece à população eventos que contribuem para difundir a música erudita de forma democrática, gratuita e alegre. Os espetáculos apresentam obras de grandes mestres da música clássica, popular e contemporânea.

A Orquestra Theatro São Pedro/POA
A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Sobre o maestro
Evandro Matté
 é Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Também é regente e diretor da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ). Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente à orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na graduação em gestão cultural na Unisinos, onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

Sobre os solistas
Elisa Machado é bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e concluiu também os cursos Básico de Trompete e Avançado de Canto no Conservatório Pablo Komlós Escola de Música da OSPA. Participou de diversos cursos e oficinas de aperfeiçoamento desde o início de sua formação. Lecionou canto no curso de extensão da Unisinos, foi professora substituta na UFRGS em dois períodos distintos, além de trabalhar na preparação vocal de coros. Tem se apresentado em recitais, concertos e montagens de ópera com as principais orquestras do RS. Em 2014, recebeu o 1o Prêmio no 12o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, mesmo ano em que foi aprovada em concurso público no RS e, desde então, trabalha junto ao Coro Sinfônico da OSPA.

Continua após a publicidade

Daniel Germano é especializado em performance pelo Conservatorio Statale Antonio Buzzola, de Adria, iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, sendo posteriormente orientado por Gisa Volkmann. Recentemente foi Tonio em I Pagliacci com a OSPA e atuou em montagens da Companhia de Ópera do RS. Em 2022, foi solista do Requiem de Mozart na sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. Em 2021, foi Don Belflor em montagem da ópera O Acordo Perfeito (Adam), com a OSPA. Tem em seu currículo mais de 30 óperas realizadas. É reconhecido por sua versatilidade vocal, já tendo se apresentado em 10 edições do Natal Luz de Gramado e em shows de música popular no Brasil e na Europa.

SOBRE O GRUPO ZAFFARI
Empresa com 89 anos de fundação, o Grupo Zaffari opera com capital 100% brasileiro, atuando nos setores de varejo supermercadista, administração de shopping centers, cartões de crédito e incorporação imobiliária, contando atualmente com cerca de 12 mil colaboradores.

Faz parte dos princípios do Grupo Zaffari investir na cultura como forma de participação social e interação com as comunidades onde atua. Ao longo de sua trajetória, a empresa vem realizando um diversificado conjunto de projetos ligados à música, literatura, artes plásticas e entretenimento, incluindo a edificação de duas casas de espetáculo, o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Teatro Bradesco, em São Paulo.

Há 37 anos, patrocina a série Concertos Comunitários, responsável por levar apresentações musicais para milhares de pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Na literatura, produz e distribui a série de livros “Dicionários”, que, a cada volume, homenageia a vida e a obra de um grande  autor de projeção nacional ou mundial, e que se encontra em sua 19ª edição. O Grupo Zaffari patrocina ainda grandes projetos culturais, como o festival de artes cênicas Porto Alegre em Cena, a Feira do Livro de Porto Alegre, a Bienal do Mercosul e o Multipalco do Theatro São Pedro.

SERVIÇO
Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários Zaffari – Primavera

Data: 22 de setembro de 2024
Horário: 18h
Local: Teatro do Bourbon Country
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:
 Zaffari
Produção cultural: Opus Entretenimento
Realização: Associação Pró Música de Porto Alegre, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução

Fonte: Redação

Sair da versão mobile