Os próximos encontros serão dedicados a discutir linguagens e sistemas, ministrados ao vivo pelo professor e pesquisador de Física Leonardo Heidemann, pela escritora argentina e doutora em Ciências Sociais Flavia Costa e pelos artistas Angela Detanico e Rafael Lain
Estão abertas as inscrições para o segundo módulo da formação em Arte e Tecnologia Zonas de Neblina, oferecida gratuitamente pelo Instituto Ling. A atividade online, com curadoria de Laura Cattani e de Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, conta com aulas ministradas ao vivo por profissionais do Brasil e do exterior que buscam percursos e desdobramentos possíveis da criação artística em um mundo cada vez mais complexo.
Os próximos encontros serão dedicados a discutir Linguagens e Sistemas e acontecerão durante o mês de outubro, sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h. O primeiro será no dia 14, com o professor e pesquisador no Instituto de Física da UFRGS Leonardo Heidemann falando sobre teoria do caos, processos criativos, escolhas aleatórias e externas à personalidade. Depois, no dia 21, a escritora argentina e doutora em Ciências Sociais Flavia Costa abordará temas que envolvem a sociedade artificial e modelos de linguagem, refletindo sobre o processamento de dados e os desafios da inteligência artificial.
O encerramento do segundo módulo será no dia 28, com os artistas Angela Detanico e Rafael Lain ministrando a palestra A linguagem misteriosa do mundo, que aborda sistemas de comunicação, sistemas de organização e desordem. As inscrições podem ser feitas sem custo site www.institutoling.org.br.
A formação completa ainda contará com outros dois módulos, com diferentes assuntos que envolvem arte, ciência, natureza e tecnologia. Os detalhes e as inscrições para as próximas aulas serão divulgados em breve no site do Instituto Ling. Os alunos podem optar por participar de um ou mais módulos. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação.
Essa é a terceira edição da Formação em Arte + Tecnologia promovida pelo Instituto Ling. O projeto estreou em 2021 e, em cada formação, explorou conceitos e distintas pesquisas nas áreas principais que dão título ao projeto. No primeiro ano, a iniciativa foi realizada em colaboração com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Depois, em 2023, a segunda edição foi realizada em parceria com o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã.
O projeto é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
SOBRE OS CURADORES:
Laura Cattani é artista, curadora e pesquisadora, doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS com doutorado-sanduíche na UPJV, na França, e pós-doutorado no PPGAV/UnB. É integrante do Grupo de Pesquisa Apagamentos da Memória na Arte – CNPq. Atua em projetos de arte no Brasil e no exterior, tendo recebido diversos prêmios. Fundadora do Instituto Cultural Torus, atua como agente cultural. Foi curadora adjunta da 13ª Bienal do Mercosul.
Munir Klamt é artista, curador e pesquisador, doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, com tese premiada no Capes 2017 e pós-doutorado pelo PPGAV/UnB. É professor no Instituto de Artes da UFRGS e compõe o comitê curatorial do MARGS. É coordenador da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e foi curador adjunto da 13ª Bienal do Mercosul.
MAIS SOBRE OS MINISTRANTES DO SEGUNDO MÓDULO:
Leonardo Albuquerque Heidemann tem mestrado e doutorado na área de Ensino de Física, dedica-se a explorar novas maneiras de ensinar e aprender Física e Ciências, orientando pesquisas de pós-graduação nessa área. Particularmente, investiga formas de incorporar experimentação e novas tecnologias no ensino de Física, assim como fatores relacionados com a evasão universitária.
Flávia Costa é doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires e pesquisadora do CONICET. Tradutora e editora, é professora do Seminário de Informática e Sociedade (UBA) e titular do seminário Arte, Tecnologia e Políticas do Vivente no Doutorado em Artes e Tecnoestéticas da UNTREF. Autora de várias publicações sobre arte, tecnologia e sociedade, aborda temas como biopolítica, transumanismo e inteligência artificial. Seu último livro é Tecnoceno. Algoritmos, biohackers e novas formas de vida (Taurus, 2021).
Angela Detanico e Rafael Lain exploram a compreensão e a representação da realidade por meio da linguagem, dos códigos e sistemas visuais. A experiência e a conceitualização do tempo emergem como tema central em suas pesquisas. Residentes em Paris, participaram de importantes eventos artísticos, como as Bienais de Veneza, São Paulo e Mercosul, e venceram o prestigiado prêmio Nam June Paik em 2004.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE
Formação em Arte + Tecnologia | Zonas de Neblina
Módulo II – Linguagens e Sistemas
14 de outubro – O acaso, a fortuna, o caos e outras alternativas, com o professor de Física Leonardo Heidemann
21 de outubro – Paradoxos do tecnoceno: a psiquê dispersa em uma trilha de dados, com a doutora em Ciências Sociais Flavia Costa (Argentina)
28 de outubro – A linguagem misteriosa do mundo, com os artistas Angela Detanico e Rafael Lain
Sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo, pelo Zoom
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br
Observações
A formação completa conta com 15 encontros online, realizados através da plataforma Zoom, divididos em quatro módulos, no período de setembro de 2024 a março de 2025, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. Os próximos módulos serão divulgados em breve. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação. O certificado será emitido após o término de cada módulo.
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Fonte: Redação