Ícone do site Pics Música e Cultura

Claudia Tajes e Diana Corso ministram oficina de escrita a partir da redação de cartas no Instituto Ling

Pics Música e Cultura | Claudia Tajes e Diana Corso ministram oficina de escrita a partir da redação de cartas no Instituto Ling
Crédito: Theo Tajes

Dividido em três encontros, o curso inicia neste sábado, dia 19 de outubro, às 15h, com a escritora e a psicanalista apresentando teorias, leituras compartilhadas e exercícios práticos partindo da troca de correspondências

PUBLICIDADE

Após o sucesso do livro Da sempre tua, que reúne uma troca de correspondência entre C. e D., personagens da escritora Claudia Tajes e da psicanalista Diana Corso que ora coincidem, ora se diferenciam das autoras, elas se reúnem para ministrar uma oficina exclusiva, para poucos alunos, no Instituto Ling. Dividido em três encontros, o curso de escrita inicia neste sábado, dia 19 de outubro, e segue nos próximos dois fins de semanas, com aulas nos dias 26 de outubro 9 de novembro, sempre às 15h, apresentando teorias, leituras compartilhadas e exercícios práticos.

A atividade começa com um resgate sobre a escrita de cartas ao longo dos séculos até chegar aos tempos do whatsapp, passando por trechos de clássicos da literatura como FrankensteinDráculaOs Sofrimentos do Jovem Werther e Ligações Perigosas, até chegar ao processo de escrita do livro Da Sempre Tua. Haverá ainda um encontro que terá como destaque as cartas de amor escritas por Machado de Assis, Fernando Pessoa, Virginia Woolf, Kafka e Fernanda Young, e outro que destacará a carta como crônica para relatar comportamentos, contando rotinas e situações do cotidiano, exemplificadas com textos de Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Freud.

As inscrições para a oficina completa custam R$ 408 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Para participar, não é necessário conhecimento prévio.

PUBLICIDADE

SOBRE AS MINISTRANTES
Claudia Tajes é escritora e roteirista. Tem 12 livros publicados, entre eles Dez (quase) amoresPor isso sou vingativa e Macha, pela L&PM, e Partes íntimas, pela Arquipélago.

Diana Corso é psicanalista. Escreveu em parceria com Mário Corso Fadas no divãA psicanálise na Terra do Nunca e Adolescência em cartaz, pela Artmed. Em 2014, publicou pela Arquipélago Tomo conta do mundo: conficções de uma psicanalista.

SERVIÇO:
Oficina de escrita Cartas para você
Com a escritora e roteirista Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso
Dias 19 e 26 de outubro e 9 de novembro
Sábados, às 15h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programa do curso
Dia 19/10 – 1º Encontro – Escrevo-te essas mal traçadas linhas: Conversa inicial situando a turma sobre a escrita das cartas ao longo dos séculos até chegar aos tempos do whatsapp. O processo de escrita de Da Sempre Tua. Exemplos com trechos de livros de cartas, clássicos da literatura: FrankensteinDráculaOs Sofrimentos do Jovem WertherLigações Perigosas e outros. Leitura comentada de alguns trechos. Exercício do dia: escrever uma carta na voz de um personagem contemporâneo, partindo de uma das cartas dos exemplos vistos em aula para exercitar a criação de personagem e a linguagem – atividade criativa e divertida. Recomendação de leitura: Cartas Extraordinárias, de Shaun Usher.

Dia 26/10 – 2º Encontro – Todas as cartas de amor são ridículas?: Cartas de amor: quem nunca escreveu, segure a primeira lágrima. Exemplos com trechos de cartas de amor escritas por Machado de Assis, Fernando Pessoa, Virginia Woolf, Kafka, Fernanda Young e outros autores – tanto clássicos, quanto modernos. Leitura comentada de alguns trechos. Bate-papo sobre escrever cartas de amor antes do exercício do dia, que será justamente escrever uma carta de amor. Recomendação de leitura: Carta a D., de André Gorz.

Dia 09/11 – 3º Encontro – A carta como crônica: Relatando comportamentos, contando rotinas e situações do cotidiano, a carta acaba sendo uma crônica de diferentes épocas. Para exemplificar, trechos de cartas de autores como Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Freud e outros. Leitura comentada de alguns trechos. Conversa sobre carta e crônica para aquecer a turma antes do exercício do dia: escrever uma carta narrando um acontecimento da própria vida em que se perceba o retrato de um período. Sugestão de leitura: Correspondências, de Clarice Lispector.

Inscrições
R$ 408,00 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Observação
Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

PUBLICIDADE

Fonte: Redação

CONTEÚDO PATROCINADO
CONTEÚDO PATROCINADO
CONTEÚDO PATROCINADO
Sair da versão mobile