O evento abrirá 25 instituições da capital gaúcha promovendo a visitação gratuita, das 18h até a meia-noite, a mais de 35 exposições. A maratona cultural também contará com mais de 80 atrações de música, teatro, circo, dança, literatura e cinema, com apresentações dentro dos espaços culturais participantes e em dois grandes palcos na Praça da Alfândega e no Cais Embarcadero
Marcado para sábado, dia 07 de dezembro, o Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica. O evento, previsto para acontecer inicialmente no mês de maio e adiado por conta da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, quer resgatar a conexão do público com os espaços culturais e os locais mais atingidos pela enchente em Porto Alegre.
Das 18h até a meia-noite, o projeto abrirá 25 instituições para visitação, com acesso gratuito ao acervo desses espaços e a mais de 35 exposições. A maratona cultural também contará com mais de 80 atrações artísticas, entre shows musicais, saraus literários, sessões de cinema e performances de teatro, circo e dança que terão apresentações dentro dos locais participantes e em dois grandes palcos erguidos no Centro da capital – um na Praça da Alfândega e outro no Cais Embarcadero.
Entre os novos espaços no circuito de visitação está o Museu da Cultura Hip Hop RS, na Vila Ipiranga, inaugurado no final do último ano, além do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA. Também passam a fazer parte desta edição instituições do Centro Histórico e do Quarto Distrito que foram gravemente afetadas pelas chuvas e que conseguiram se recuperar para receber o público: o Mercado Público, representando o museu vivo de Porto Alegre – um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças – e que agora carrega marcas recentes da história da cidade em suas paredes; além do Instituto Caldeira e o Clube do Comércio, que foram severamente castigados pelas águas.
Outros 11 espaços que já participaram em edições anteriores também estão confirmados: o Centro Cultural da UFRGS, a Cinemateca Capitólio (com programação em parceria com o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS), o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Palácio Piratini e a Pinacoteca Ruben Berta.
Completam o circuito de visitação sete galerias da cidade que também estarão abertas em horário especial e com visitação gratuita aos seus acervos. Participam a Art100 Gallery, a Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul / Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Garagem de Arte Stockinger e o Instituto Zoravia Bettiol.
Assim como nas outras edições, as instituições culturais participantes receberão a iluminação cênica característica do evento. Todos os espaços poderão ser acessados com entrada franca, respeitando os limites de capacidade, sem necessidade de retirada de ingressos. Só será necessário garantir entradas antecipadas para as visitas mediadas – os bilhetes estarão disponíveis sem custo a partir das 17h de quarta-feira, dia 4 de dezembro, pelo Sympla.
Como já é tradição, a curadoria do evento destacará a produção artística gaúcha apresentando diversos shows e performances cênicas espalhadas pelas ruas e pelos espaços culturais da cidade. Neste ano, 100% da programação será composta por artistas atuantes na cena local, impulsionando o reaquecimento do mercado neste período ainda de recuperação após as enchentes. Os artistas, que foram selecionados via edital, contemplam uma ampla variedade de expressões, equilibrando nomes já consagrados com novidades da cena cultural, vasta presença feminina e significativa representatividade de artistas negros e LGBTQIAPN+.
As apresentações foram escaladas de acordo com a identidade de cada instituição participante, levando em conta o estilo, os acervos e exposições em exibição, assim como as condições técnicas dos espaços. Na Cinemateca Capitólio, por exemplo, haverá uma performance teatral de Deborah Finocchiaro dedicada à obra do escritor Caio Fernando Abreu e atividades dedicadas ao cinema, como uma sessão maldita do filme O Massacre da Serra Elétrica (1974), que invade a madrugada de domingo.
A música, que é um dos centros da programação, terá palcos dedicados a diferentes estilos: o Mercado Público, que estará com grande parte de suas lojas abertas à noite, terá atrações cheias de brasilidade, como Samba do Feitiço, Negra Jaque + Bloco das Pretas e Bibiana Petek & Grupo. O Museu da Cultura Hip Hop RS, como já anuncia seu título, será palco de MCs, slammers e representantes do gênero, entre eles Dekilograma, Kizua Trindade, Conexão Katrina, Zilladxg e Bala Cachorro. O Jardim do DMAE receberá nomes da cena de jazz e música instrumental, com os grupos Atairū, Kula Jazz e Matheus Wendt com seu Long Story Short Quarteto. Já o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul voltará a ser o espaço da música regionalista, com shows de nomes como Paulinho Cardoso Quarteto, Yangos e a produção músico-poético-audiovisual Jayme Caetano Braun – Um século de arte, dos cantores e compositores Izabel L’Aryan e Renato Fagundes.
Desde que estreou em Porto Alegre, em 2016, o Noite dos Museus já reuniu cerca de 578 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Mesmo em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus, dando continuidade à conexão entre o público e os espaços culturais da cidade. Em 2023, o evento bateu recorde de público, recebendo mais de 185 mil participantes.
A oitava edição do Noite dos Museus conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Caixa, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, tem a Blue Moon como cerveja oficial, planejamento e produção da Rompecabezas, e realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
SERVIÇO:
8ª edição do Noite dos Museus
Dia 07 de dezembro de 2024, sábado, das 18h até a meia-noite
Gratuito (todas as instituições culturais participantes poderão ser acessadas com entrada franca, respeitando os limites de capacidade, sem necessidade de retirada de ingressos)
Visitas mediadas: será necessário retirar ingressos para as visitas mediadas. As entradas estarão disponíveis sem custo a partir das 17h de quarta-feira, dia 04 de dezembro, pelo Sympla. A organização do evento disponibilizará intérprete de Libras em algumas das visitas.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Palco na Praça da Alfândega
18h30min: Maracatu Truvão (música)
19h: Funkalister (música)
20h: Sopre Suas Feras (música)
21h: Clarissa Ferreira e Banda (música)
22h: Guará (música)
23h: Edu K e Banda (música)
Palco no Cais Embarcadero (Avenida Presidente Goulart – junto ao Gasômetro)
18h30min: Ação Nômade – Para Onde Vai? (teatro)
19h30min: Viridiana (música)
20h30min: Lucas Hanke & Cromatismo de Sensações (música)
21h30min: Hard Blues Trio (música)
22h30min: Cristal & Duda Raupp (música)
Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha)
Exposições de artes visuais:
Bando de Barro Invade: 20 Anos. Curadoria: Rodrigo Núñez e Adriana Daccache, com participação de Marina e Rolila
Transparência e Opacidade I: Fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Curadoria: Alexandre Santos e Camila Schenkel
Ubuntu. Curadoria: Jéssica Becker
Visitas mediadas: 18h30min, 19h30min, 20h30min e 21h30min
Programação artística (no Auditório Ipê):
18h: Dessa Ferreira convida Catarina Domenici (música)
19h: Matheu Corrêa (música)
20h: Meretrizes (teatro)
21h: Angelo Primon Trio (música)
22h: Zé Caradípia (música)
23h: Dona Conceição (música)
Cinemateca Capitólio com programação em parceria com o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)
Exposições de artes visuais:
Exposição permanente sobre a história do prédio. Curadoria: Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio
Acervo Caio Fernando de Abreu. Curadoria: Delfos/PUCRS
Visitas mediadas: 18h30min, 19h30min, 20h30min e 21h30min
Programação artística (Sala de Cinema):
21h: Projeção dos curtas Sargento Garcia e Linda, uma História Horrível (cinema)
21h45min: Caio em Construção (teatro)
22h30min: Projeção do documentário Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (cinema)
0h: Sessão Maldita: O Massacre da Serra Elétrica (cinema)
Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 – Centro Histórico)
Exposições de artes visuais:
Clube do Comércio, a exposição. Curadoria: Pedro Haase
Grande Sertão. Curadoria: Graça Craidy
Visitas mediadas: 18h, 19h, 21h e 22h
Programação artística (Salão de Espelhos):
18h30min: Engrenagem (dança)
19h30min: Julio Reny Quartet (música)
20h: Leitura de textos da obra Grande Sertão: Veredas, com Zé Adão Barbosa e alunos da Escola Casa de Teatro de Porto Alegre (literatura)
20h30min: Juliano, Nenung & Albo (música)
21h30min: Fantomaticos (música)
22h30min: Metanóia (música)
23h30min: Ianaê Régia (música)
Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico)
Exposições de artes visuais:
Em toda a parte a ausência das mãos de Ítalo. Curadoria: Alec Lisboa, artista e curador
Observatório Estético do Clima (OEC). Curadoria: Gabriel Cevallos
Fio Condutor: Retratos da Energia. Curadoria: Marina Feldens e Marcelo Scheffer
Visita mediada: 18h
Programação artística (Auditório Barbosa Lessa):
18h30min: Mythopoiesis (sarau)
19h30min: Madblush (música)
20h30min: Ovo Frito (música)
21h30min: recreio (música)
22h30min: Velha D+ Cenas (teatro)
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Farroupilha)
Exposições de artes visuais:
Observar é crer; Pintar é crer duas vezes. Curadoria: Nicolas Beidacki
Sempre venho, talvez, daquele outro porto. Artista: Pâmela Zorn
Programação artística (2º andar):
18h30min: O Natal de Natanael (teatro)
19h30min: Os Horácios (música)
20h30min: Vivir (dança)
21h30min: AKEEM Music (música)
22h30min: Cartas Honestas a Danças Duras (dança)
Galeria de Arte do DMAE (Rua 24 de outubro, 200 – Moinhos de Vento)
Exposições de artes visuais:
Acervo do DMAE – Exposição permanente. Curadoria: Acervo do DMAE
Marcas da Enchente. Curadoria: Luciano Lannes
Visitas mediadas: 18h30min, 19h e 19h30min
Programação artística (Jardim do DMAE):
18h30min: Coral do DMAE (música)
19h30min: Atairū (música)
20h30min: Kula Jazz (música)
21h30min: Matheus Wendt – Long Story Short Quarteto (música)
Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 – Navegantes)
Programação artística (Espaço Caldeira):
18h: As Aventuras (música)
19h: Andaime (Des) Construção de Amor (dança)
20h15min: Adolescer (teatro)
21h15min: Céu-Duro (dança)
Fonte: Redação