O teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, será o palco dessa montagem do Grupo Skatá, que integra a grade do Porto Verão Alegre
O espetáculo NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados reestreou com sucesso em março de 2024, lembrando os 50 anos da instauração da ditadura militar no Brasil, que perdurou por 21 anos, com um saldo de mortes, tortura e sofrimento. A montagem é fruto de uma pesquisa do Grupo Skatá e tem criação e interpretação de Gabriel Gonçalves e direção artística de Janete Costa.
Em cena, uma releitura de histórias reais de inúmeros ativistas brasileiros que tiveram suas vidas interrompidas durante o período entre 1969 e 1978, época em que o AI5 suspendeu direitos civis, fechou parlamento, perseguiu, cassou e matou opositores do regime. Contudo, a narrativa do espetáculo percorre os principais golpes que o Brasil tem em seu histórico desde a democratização, tendo início na Proclamação da República, em 1889.
Ao longo da obra, o artista conduz a história com relatos e informações que ilustram as fragilidades da democracia brasileira, pontuando os principais avanços e retrocessos. Gabriel Gonçalves, perplexo e atento a história que teima em se repetir, evoca os personagens de Caetano Veloso, Carlos Marighella, Vera Sílvia Magalhães e Dilma Rousseff, que foram presos – muitos deles torturados e/ou mortos durante a ditadura militar no Brasil, trazendo à cena momentos de repressão e censura que eram presentes no cotidiano dos brasileiros.
Ao embalo inicial do Hino da Independência do Brasil, a trilha sonora do espetáculo contribui na construção da narrativa, com composições de diversos artistas brasileiros, entre eles Caetano Veloso, Racionais MC’s, Maria Bethânia, Chico Science, Luiz Gonzaga e Chico Buarque. No palco, um jovem questiona a história da democracia no Brasil e seus problemas estruturais, bem como os inúmeros golpes de estado que o país tem em seu histórico. De maneira performática, interpreta ativistas que marcaram a resistência, trazendo relatos e estatísticas que insistem em se repetir.
Com dramaturgia de Gabriel Gonçalves e Jean Carlo Pires, NósEntreNós estará nos dias 24 e 25 de janeiro no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana. Os ingressos já estão disponíveis no site do festival e nas lojas físicas (serviço abaixo).
O Grupo Skatá surgiu em 2015 na cidade de Canoas e desde então tem se dedicado a desenvolver narrativas que estabeleçam um resgate histórico voltadas para infância e juventude, trazendo potenciais discussões sobre a memória de uma história que ameaça se repetir na atualidade.
Os espetáculos “AYLA, tempo de rolar na imaginação” e “NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados” são as criações mais recentes e mergulham, por meio da poética-cênica, em questões contemporâneas. Ao longo dos últimos anos o grupo pesquisou linguagens que vão desde o melodrama ao teatro de animação, tendo em seu acervo dez espetáculos teatrais. Recebeu prêmios em editais como FAC Digital RS, Microcrédito Cultural e Lei Aldir Blanc. Recentemente foi premiado em 1° lugar no Programa Microcrédito Cultural e em 5° lugar na Lei Paulo Gustavo, ambos do município de Canoas. O grupo realiza a curadoria e produção da mostra Travessia Cultural, vozes por toda parte, e do MIAC – Mostra de Teatro para Infância e Adolescência em Canoas.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia – Gabriel Gonçalves e Jean Carlo Pires
Pesquisa cênica e interpretação – Gabriel Gonçalves
Direção artística – Janete Costa
Assistente de direção – Jean Carlo Pires
Trilha sonora – Grupo Skatá
Figurino – Paola Zanette
Cenografia – Gabriel Gonçalves
Maquiagem artística – Marília Ethur
Operação de som – Manu Goulart
Projeção de imagens – Jean Carlo Pires
Criação de iluminação – Virgínia Cigolino
Operação de iluminação – Fabi Santos
Assessoria de imprensa – Bebê Baumgarten
Fotografias – Adriana Marchiori
Comunicação – Rolezinho Cultural no RS e Nó Cultural
Assistência de produção – Janete Costa e Jana Barbosa
Produção executiva – Jean Carlo Pires
Direção de produção – Gabriel Gonçalves
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados
Dias 24 e 25 de janeiro, 20h
Teatro Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br
Valores: De R$ 21,00 a R$ 80,00
Preços populares, em conformidade com a Lei Rouanet, além de outros descontos com parceiros, detalhados no site do festival
Pontos de venda: Online, pelo site www.portoveraoalegre.com.br
Pontos de venda físicos:
*Barra Shopping (Av. Diário de Notícias, 300), no 2º andar, ao lado da Loja da Havaianas. De segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.
*A partir do dia 8 de janeiro também na Casa de Cultura Mario Quintana/ térreo, de terça a domingo das 13h às 20h.
*Nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões, nas bilheterias dos respectivos teatros
Fonte: Redação